Conhecer

Levamos quem gosta de ensinar até quem gosta de aprender.

História

 

Paulo Rocha, voluntário por natureza, decidiu desenvolver um trabalho social na área de educação e, o único lugar que o aceitou foi um orfanato na região do Jardim Ângela. Neste local conheceu uma moradora que trabalhava lá. Certo dia esta moça, chamada Nádia, desabafou com o ele sobre sua decepção com a qualidade da escola que havia frequentado. Havia sempre conseguido boas notas, no entanto, quando prestou vestibular não foi aprovada.

Nádia pensava: “Por que não existe um lugar em que alunos como ela, desejosos de conhecimento, pudessem ter “um ponto de apoio” para desenvolver suas potencialidades de forma que possibilitassem o alcance de seus sonhos?”

Nasceu assim, a ideia de iniciar um movimento em prol da educação de qualidade para todos. Este “ponto de apoio” foi definido em 2007 quando alguns moradores, educadores e simpatizantes da causa da educação se reuniram em assembleia para a fundação do Instituto Educadores Sem Fronteiras. A sede do ESF foi definida a partir de pesquisa teórica sobre vulnerabilidade social usando como base o primeiro mapa da exclusão, produzido e publicado na cidade de São Paulo no mesmo ano.

Sintonizados com a Declaração Mundial sobre Educação Para Todos, redigida em 1990 na Tailândia, com o Fórum Mundial de Educação, realizado no Senegal no ano 2000, em que as nações se comprometeram a assegurar educação de qualidade a todas as crianças até 2015 e expandir, significativamente, oportunidades de educação para jovens e adultos, além das leis (Constituição, LDB, ECA) internas do Brasil em que garantiam a educação pública, universal e de qualidade.

Após pesquisa realizada na comunidade do Jardim Ângela, decidiu-se iniciar projetos de educação complementar para adolescentes e jovens. Tais atividades ocorreriam no contra turno e finais de semana com educadores voluntários.

No primeiro semestre de funcionamento, o ESF conseguiu apoio financeiro para contratar educadores e assim passou a atender 50 educandos do Ensino Fundamental 2 e Médio. Nos anos seguintes a alta demanda levou ao atendimento de 80 educandos.

Ao longo dos 10 anos de existência com uma equipe multidisciplinar e método próprio o ESF  atende crianças (a partir de 5anos), jovens, adultos e educadores nos seus diversos programas e projetos, ganhando inclusive prêmios internacionais.

Missão

Apoiar crianças e adolescentes em risco social, proporcionando o desenvolvimento das potencialidades do cidadão, através da educação complementar e da democratização do conhecimento.

Visão

Melhorar, de maneira significativa, a educação para comunidades carentes, fomentando políticas públicas eficientes, para não mais ter de existir.

Valores

Ética – Responsabilidade - Respeito - Efetividade – Transparência  - Sustentabilidade - Modernidade - Acessibilidade – Democracia – Parceria - *Orgulho de ser ESF*

Programas

Resgatar Sonhos

Educação básica, Projeto de estimulação psicopedagógica (5 a 10 anos), Projeto de educação complementar para Ensino Fundamental, Projeto de educação complementar para Ensino Médio, Escola de Pais.

Amor e entusiasmo que transformam

Formação de educadores, Workshop, UNICOMP.

Libertando Saberes

Democratizar a difusão e produção de conhecimentos / cultura, Expedição dos Saberes, Biblioteca, Teca, Você pode eu posso, Conhecendo.

Nossas aulas têm quatro elementos:

O lúdico

A aula é descontraída, curiosa e divertida.

A transversalidade

Nossos educadores são estimulados a navegar por diferentes matérias. A aula de história chega à geografia. A de física à matemática e desta ao inglês... E, juntos, viajamos pelo mundo!

A realidade

É nosso desafio associar os temas das aulas com o cotidiano dos educandos. Eles precisam saber qual a utilidade do conteúdo, a fim de responder àquela velha pergunta: “Para que serve tudo isso?

A participação e apoio das famílias dos educandos

Base indispensável na realização dos sonhos!

O Método

Galeria

Acompanhe as fotos do nosso dia a dia!

Quem transforma

Sede Jardim Ângela
Rua Maria da Luz Rodrigues Ramalho, 195
Sala 02 - Vila Santa Lúcia, São Paulo / SP

CEP: 04940-100

CNPJ 09.003.011/0001-08

Contato

Fones: (11) 94184-8686 / (11) 97479-2639

Sede: (11) 3673-2066
contato@educadoressemfronteiras.org.br
© 2018 - Educadores sem Fronteiras